.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Novo sistema do Sine vai permitir cadastro de casa

SÃO LUÍS - As agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Maranhão vão passar por uma mudança no sistema de gestão de vagas de emprego durante este mês de abril. A primeira etapa da mudança já será visível esta semana, quando a Agência Central de São Luís estará fechada para atendimento, em virtude do treinamento e adequação dos colaboradores ao novo sistema, o "MTE Mais Emprego", que poderá ser acessado por qualquer computador com acesso à internet. As agências do Sine no estado são gerenciadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres).
A facilidade da internet vai permitir que o trabalhador possa se cadastrar no Sine em casa, precisando validar as informações inseridas no sistema por meio das agências físicas. O empregador interessado em oferecer vagas de emprego por meio do Sine também vai poder cadastrar sua vaga na comodidade do seu escritório, validando posteriormente as informações.
Esta funcionalidade tem como meta diminuir a permanência de trabalhadores em filas, facilitando a vida de quem procura emprego. Com o cadastro definitivo no sistema, o trabalhador poderá consultar continuamente as vagas disponíveis que atendam ao seu perfil e se candidatar pela própria rede.
"A rotina agora será procurar emprego pela Internet E com muito mais facilidade", aposta o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy. "O sistema será único para o Brasil todo, possibilitando que um maranhense que queira um emprego na Bahia ou em Brasília, acesse as vagas de emprego desses lugares, e vice-versa" explicou o secretário.
Mudanças
Durante este mês, os dados do sistema antigo, o Sigae, serão inseridos no novo sistema e será realizado treinamento da equipe. Todas essas ações visando a melhoria dos serviços oferecidos justificam o transtorno da interrupção dos serviços. De acordo com Honorata Azevedo, coordenadora do Sine de São Luís. "Teremos um serviço muito mais dinâmico para quem procura emprego", esclarece.
Sistema Nacional
O "MTE Mais Emprego" esteve em fase de testes em algumas cidades brasileiras, como João Pessoa (PB), Contagem (MG) e Rio de Janeiro (RJ) e começa a ser expandido para o resto do país. O Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela gestão do sistema, quer concluir a implantação até dezembro deste ano, unificando uma base de dados nacional.
De acordo com Sandra Costa, da coordenação de Emprego e Renda do Ministério, informações de vagas de emprego de qualquer parte do Brasil estarão disponíveis no "MTE Mais Emprego". "Será uma verdadeira integração nacional", garante.
A previsão de liberação da ferramenta de cadastro do trabalhador pela internet fica para o mês de maio, quando será divulgado o endereço eletrônico do serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.