.

domingo, 23 de maio de 2010

Vacinação contra a gripe A terá início nesta segunda-feira

Crianças de 2 anos a 5 anos, gestantes e todos os demais grupos devem ser vacinados.
imirante.com

SÃO LUÍS - Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças, anuncia a ampliação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1) para os grupos prioritários já definidos, incluindo, agora, crianças de 2 anos a 5 anos. Pais e responsáveis pelas crianças poderão levá-las aos postos de vacinação a partir desta segunda-feira (24). Pessoas de 20 a 39 anos, gestantes e todos os demais grupos que ainda não se vacinaram também devem procurar um posto de saúde.

A chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Mildes Mendes Pereira, informou que as crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses, que começam a ser vacinadas nesta segunda-feira, estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicação pela Gripe H1N1, depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha de vacinação. Ela explicou que este grupo é imunizado com duas doses da vacina. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda meia dose.

Já foram vacinadas mais de 2 milhões de pessoas no estado. Com este resultado, o Maranhão atinge a cobertura de 69%, cuja meta é vacinar 2.987.043 pessoas dos grupos prioritários.

Em São Luís, entre os profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Gripe A, crianças com menos de 2 anos de idades e portadores de doenças crônicas com 60 anos de idade ou mais, a totalidade do grupo já foi vacinada. Entre os doentes crônicos com menos de 60 anos de idade e indígenas a meta foi atingida.

Entre os adultos na faixa etária entre 20 a 39 anos, o Maranhão não atingiu a meta. O percentual de vacinados ainda gira em torno de 35%, o que equivale a 293.529 pessoas imunizadas. A meta é que sejam vacinadas pelo menos 80% dessa faixa etária.

Com informações da SES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.