.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O primeiro dia no mês de setembro é dedicado ao profissional de Educação Física (Sabrina Arruda)

Uma justa homenagem a quem é responsável por prevenir as doenças que mais matam anualmente como a obesidade e todas dela oriundas. É o profissional que cuida da saúde preventiva das pessoas e não menos importante que os outros da área da saúde como os médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e etc.

Apesar de ser uma das profissões mais antigas do planeta ela só veio a ser regulamentada de fato em 1° de setembro de 1998 depois de muita luta, encontros, desencontros, divergências de idéias e ideais. No passado o que seria dos esportes Olímpicos sem a presença do professor de Educação Física? O que seria dos bravos guerreiros que defendiam suas nações sem alguém para fisicamente prepara-los para enfrentar os rigores das guerras que na época sem muita tecnologia dependiam da força física e da resistência humana para sobreviver?


Hoje esse profissional exerce uma função mais nobre sendo visto como uma necessidade para a sociedade moderna e o leque de oportunidades se abrindo cada vez mais. Professor de Educação Física não é mais aquela figura vestido com roupa de ginástica em todo lugar ensinando apenas esporte ou trabalhando em academia. Ele pode estar de jaleco branco trabalhando num hospital fazendo parte da equipe multidisciplinar de saúde. Pode estar numa faculdade ministrando uma ou mais matérias da grade curricular. Pode estar orientando e prescrevendo treinamento personalizado a diferentes pessoas em diferentes lugares.


Em todas essas e muitas áreas a sociedade deposita cada vez mais confiança. Entretanto, uma das áreas que considero fundamental é a escola. Do profissional de Educação Física atuante na escola exige-se um conhecimento profundo nas áreas inerentes ao movimento humano tais como os aspectos culturais e sociais


Isso significa dizer que a preocupação do professor não se restringe apenas aos aspectos físicos e motores, mas também à formação integral do aluno.


Fonte: Sabrina Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.