.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Radiográfia da miséria no estado Maranhense

A face triste do estado, que muitos maranhenses ainda evitam encarar, foi exposta no caderno BF Realidade

Na edição do dia 11 de junho deste ano, o Barra em Foco deu início a um projeto de fôlego: retratar, em cadernos especiais quinzenais, a situação da população dos municípios maranhenses apontados como os mais pobres do estado. A primeira cidade radiografada pelo BF Realidade Maranhense foi Centro do Guilherme (no noroeste do estado, a 452 km de São Luís), detentora do pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão e um dos mais baixos do país.

Mãe e filha colhem fava d’anta para multinacional em Fernando Falcão

12.242 quilômetros e 18 municípios depois, o BF tira o pé da estrada, acreditando que cumpriu seus principais objetivos: mostrar uma face do Maranhão que muitos maranhenses ainda evitam encarar e propor ao poder público a priorização do combate à fome (uma agenda que só é considerada negativa por aqueles que querem ver o estado eternamente ranqueado entre os mais miseráveis da federação).

Agora, tudo o que foi mostrado nas reportagens do BF Realidade Maranhense vai virar livro – a ser lançado em maio do próximo ano, no aniversário do BF. Além do relato das mazelas sociais que castigam as populações desses municípios – falta de tudo: esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta regular de lixo, emprego formal, estradas trafegáveis, assistência médica e escola dignas –, o livro trará informações atualizadas sobre os principais recursos federais que chegam às Prefeituras (FPM e Fundeb) e a situação das contas públicas dos gestores municipais.

Os municípios de Centro do Guilherme, Araioses, Belágua, São Roberto, Matões do Norte, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Brejo de Areia, Paulino Neves, Lagoa Grande do Maranhão, Apicum-Açu, Presidente Juscelino, Santana do Maranhão, Bom Jardim, Pedro do Rosário, Cachoeira Grande, Santo Amaro do Maranhão e São João do Caru. Todos esses municípios precisam de atenção, de carinho e de muito amor para com os cidadãos e cidadãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.