.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Escola Isabel Cafeteira exemplo de projeto educacional

Foi realizado, na quinta-feira dia 10, na escola Isabel Cafeteira, bairro tresidela, um importante projeto pedagógico que teve como objetivo estudar a história de nossa cidade para compreendê-la na atualidade, sendo abordados aspectos como origem e seu desenvolvimento.

Entre as etapas do projeto podemos observar: o levantamento de dados com personalidades cordinas como Dona Alda Brandes, Professor Arthur, Ivan Silva e o ex-prefeito Lourival Pacheco, foram visitados e registrados através de fotografias os principais pontos turísticos de Barra do Corda, como calvário, igreja matriz e outros. Os alunos produziram textos e murais informativos, que relataram tudo o que vivenciaram durante o projeto e finalizaram com um lindo seminário onde personalidades importantes de Barra do Corda foram homenageadas.


O evento contou ainda com a participação especial da vereadora Nilda Barbalho, da secretária de Cultura Tâmara Pinto e do secretário de Meio Ambiente, Raimundo dos Reis.

A justificativa do projeto consiste no fato que Barra do Corda é um município repleto de manifestações históricas e culturais, quem mora na cidade e percorre suas ruas e ladeiras, muitas vezes não se dar conta da diversidade que marca a nossa historia, cujos prazeres, olhares, sabores, cores, sons têm inspiração em ricas etnias. Desconhecemos toda uma herança com referências, padrões e valores extremamente envolventes e que se torna necessário decodificar à luz de uma preponderante mistura de raças, que ali e acolá afloram quando menos se espera. A cidade é uma mistura de tradição e evolução e destaca-se pela beleza de seu povo, bem como sua rica produção artística e cultural.

Lembro-me do professor Erasmo Campello, quando ele diz que “O maranhense não conhece o maranhão” e com certeza posso dizer que “o barracordense não conhece Barra do Corda”, nossa história, cultura, esporte e educação.

Acredito que a meta do projeto tem sido alcançado e merece reconhecimento, de toda população docente de Barra do Corda, e que o exemplo deva ser seguido, no sentido de criar ações pedagógicas ligadas ao conhecer “Um aspecto importante desse trabalho é que ele acaba criando no corpo docente e discente um sentimento de apropriação do saber”, afirma a Professora Emirene, que não se deve privar os alunos de perceberem que nossa cidade é rica em historia, esporte e cultura, possuímos praças e eventos culturais e esportivos diversos durante todo o ano, fico muito feliz em poder contribuir para a educação em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.