.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Barra do Corda perde Manoelzinho Damião, mas conhecido pela população como Elizeuzinho

Dia 24 de junho último, quarta-feira , às 3 horas da manhã, a Barra do Corda perdia, de morte natural, um de seus personagens típicos mais populares: Manoelzinho Damião.

Algumas pessoas, como dona Júlia Pacheco, o chamavam de Manoelzinho Perna-de-Abelha. Outros, apenas para atazanar-lhe a paciência, ou apenas para brincar, o chamavam de Elizeuzinho, o que era suficiente para deixá-lo possesso de raiva, obrigando-o a destilar todo o seu repertório de palavrões, que aliás, não era pequeno. Quando essas provocações aconteciam ele puxava do bolso uma baladeira e dizia: - Vem, se tu tem coragem! Vem. Diz agora quem é o Elizeuzinho!...

Proveniente do Leandro, pertencia à família Ferreira, sendo irmão do Rochinha, nome de rua na Trezidela, e primo do ex-vereador Alídio Ferreira. Ganhou esse apelido devido à deformidade nas pernas, que o fazia andar de muletas, com muita dificuldade. Alguns o comparavam ao lendário Manezinho das Varas, devido à maneira como se locomovia. Diziam também que era exímio dançarino, mesmo com suas limitações físicas. As suas pares dançantes do forró dos idosos, dos clubes do finado Vicente Conrado e do Karipina vão ficar com saudades.

Anos atrás uma turma de amigos promoveu o seu casamento com uma senhora que também era deficiente física. Frei Leonardo Trotta celebrou a cerimônia. Mas o casamento teve vida efêmera. Logo se separaram.

Manoelzinho tinha mais de setenta anos e andava a esmolar o pão de cada dia, depois de perder um bom emprego que tinha, em outros tempos. Era muito querido. Todos queriam ajudá-lo de uma forma ou de outra, mesmo com toda a sua zanga e mau humor.

De certo o Criador acolheu sob o seu manto o nosso querido Elizeuzinho.

Álvaro Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.