.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Professores de Barra do Corda discutem Plano de Cargos, Carreira e Salário.

Na quarta-feira, 26 de maio, a comissão do PCCS de Barra do Corda e o SINPROESEMMA promoveram um fórum para discussão do plano. Uma luta de mais de um ano. A reunião foi encabeçada pela vice-Coordenadora do Sindicato, professora Janete Abreu, que fez a explanação do texto, seus artigos e leis que embasam o Piso Salarial.

Janete falou da aprovação do substitutivo do senador Cristovam Buarque (321/09) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e do projeto de lei do Executivo alterando a forma de reajuste do piso salarial nacional dos professores da educação básica. Destacou ainda que a matéria será examinada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O texto aprovado, garante que o reajuste do piso nacional do magistério seja atualizado anualmente no mês de janeiro, a partir de 2011 e que a atualização será com base no somatório da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A proposta também atualiza para R$ 1.200,00 o valor do piso nacional da categoria. “Precisamos garantir o poder de compra, que se dará com o reajuste de acordo com o percentual anual da cesta básica”, explicou a professora que também incentivou os presentes que procurem sensibilizar seus representantes no legislativo para um olhar global da situação, ou seja, “que vejam o plano como um direito adquirido do funcionário e não como projeto político de interesses pessoal”.

A reunião contou com a presença do Sr. Rubens, do setor pessoal. Representante do poder executivo, ele expôs uma contra proposta ao plano, com uma tabela salarial que não foi aprovado pelos presentes. A tabela apresenta um salário base único e a categoria reivindica salário diferenciado por nível. Uma boa noticia, afirmou Rubens, é que o fundo está sendo repassado integral para o INSS, isso é uma conquista pois dá o direito a uma aposentadoria integral, haja visto que aproximadamente 130 professores aguardam essa aprovação para entrarem com pedido de aposentadoria. “isso não é gasto, é investimento”, afirmou Rubens.

Irene Chaves, presidente da comissão do PCCS, colocou em pauta as conquistas e as negociações. O reajuste anual de 1% anual para tempo de serviço e não mais o qüinqüênio como direito adquirido, e a necessidade de trabalhar com vencimento base diferenciado, uma forma de valorizar a qualificação do profissional. “Com dinheiro no bolso 50% dos nosso problemas são resolvidos”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.