.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

São Luís: Guardas municipais passam a usar pistolas laser

SÃO LUÍS - Os guardas municipais começaram a trabalhar, nesta sexta-feira (09), com o porte da pistola taser (armamento não-letal) nos Terminais de Integração de São Luís. Os guardas passaram pelo treinamento de operador de Taser m26 para manusear a nova arma, capaz de imobilizar instantaneamente sem causar danos físicos.

O novo equipamento é uma opção mais segura para ser utilizada em situações de resistência - usada somente em último caso, quando há extremo risco. Um disparo do equipamento alcança cerca de dez metros. Cada terminal da capital contará com uma arma não-letal.

O Taser m26 dispara dardos com ondas semelhantes à onda cerebral, (as “ondas T”), que agem no sistema nervoso sensorial e, também, no sistema nervoso motor, paralisando o atingido sem provocar danos físicos. O efeito pode durar de dez a 15 segundos, o tempo necessário para que o agente possa abordar e deter a pessoa atingida.

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, a Guarda Municipal adquiriu “tasers”, arma não-letal usada em dezenas de cidades ao redor do mundo para modernizar a atuação em São Luís e garantir maior segurança. Durante o treinamento, os guardas foram instruídos sobre o uso e os efeitos que ela causa (choque elétrico, seguido de imobilização).

A arma, embora não-letal, é considerada um eficiente equipamento para reforço de ações na área da segurança pública. A pistola taser usa a tecnologia de dardos energizados, que alcançam uma distância de 4,5m a 10,6m, com potência de 50 mil volts, que caem para cinco mil volts ao alcançarem o alvo.

Luís Carlos Magalhães informou, ainda, que a Semusc formou três turmas com um efetivo de 105 guardas municipais cada uma com 25 horas/aula, ministradas pelo major Antonio Carlos Sodré, do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (QOFPMMA).

Com as informações da Secom/Prefeitura de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.