.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Maranhão: Imperatriz ganhará Zona de Processamento de Exportação


IMPERATRIZ - A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal aprovou o projeto de lei 4.729/09, do Senado, que cria uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Imperatriz. A criação e o funcionamento da nova ZPE serão regulamentados pela Lei 11.508/07, que trata do regime dessas áreas de livre comércio - destinadas à instalação de empresas que produzem bens para o comércio com outros países.

As Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) são áreas delimitadas nas quais as indústrias instaladas recebem incentivos fiscais e cambiais, além de terem tratamento aduaneiro simplificado. A produção das indústrias instaladas em ZPEs deve ser destinada ao mercado externo, com pequena parcela vendida ao mercado interno, caso em que os incentivos são retirados. A Lei 8.396/92 autoriza o Poder Executivo a criar ZPEs em regiões menos desenvolvidas com a finalidade de reduzir desequilíbrios regionais e fortalecer a balança comercial.

A autora da proposta, a ex-senadora e atual governadora do Maranhão Roseana Sarney, argumenta que a medida estimulará a economia de Imperatriz, gerando empregos e renda.

O relator na comissão, deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), recomendou a aprovação do projeto com o argumento de que as ZPEs atraem investimentos estrangeiros para uma determinada região e aumentam a competitividade dos produtos nacionais. Segundo ele, a escolha de Imperatriz foi acertada porque o município é o centro econômico do sudoeste do Maranhão, do norte de Tocantins e do sul do Pará e é cortado pela rodovia Belém-Brasília e pela Ferrovia Norte-Sul.

Ele também lembrou que o Maranhão é um dos estados mais pobres do país, o que atende à exigência legal de instalação de ZPEs em regiões menos desenvolvidas. “As ZPEs podem desempenhar um papel importante na dinamização das atividades econômicas de regiões cujo potencial necessita de estímulos específicos, como é o caso de Imperatriz”, disse Juarez.

O projeto foi aprovado anteriormente pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. O texto, que tramita em caráter conclusivo será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.