.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Operação Disfarce desmonta quadrilha de crime previdenciário em Barra do Corda

Foram cumpridos 12 mandados de prisão, três contra policiais civis de Barra do Corda.

A Força-Tarefa Previdenciária do Maranhão (Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal) desencadeou, nesta quarta-feira (12), em Barra do Corda (MA) e Teresina (PI), a Operação Disfarce, com o objetivo de desmontar uma quadrilha especializada em fraudes no INSS. Foram cumpridos 25 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara Federal de São Luís (MA).

Dos 25 mandados, quatro são de prisão preventiva, oito de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Entre os mandados de prisão preventiva estão os de três policiais civis de Barra do Corda. Dois já estão presos e um está foragido. As investigações das fraudes previdenciárias tiveram início em 2009 e constataram o envolvimento de agenciadores, corretores de crédito e funcionários de bancos públicos e privados, além dos policiais.
De acordo com as investigações da PF, os bancários eram responsáveis por renovar e desbloquear senhas de cartões de benefícios de aposentados e pensionistas já falecidos.
O prejuízo aos cofres da União, decorrente dos saques irregulares e da obtenção de empréstimos consignados em tais benefícios previdenciários, ultrapassa R$ 1 milhão, levando-se em consideração apenas os fatos apurados até o presente momento.
Os investigados foram indiciados pelos crimes de estelionato (CP, art. 171, § 3º), formação de quadrilha ou bando (CP, art. 288), inserção de dados falsos nos sistemas da administração pública (CP, art. 313-A), corrupção ativa (CP, art. 333) e quebra de sigilo bancário (Lei Complementar nº 105/2001, art. 10), cujas penas, somadas, podem chegar a 34 (trinta e quatro) anos de prisão.
O título da Operação Disfarce, que teve a participação de mais de 80 policiais federais do Maranhão e do Piauí, foi escolhido por alusão ao uso de “laranjas” pela quadrilha, que procediam em agências bancárias a renovação de senhas dos cartões magnéticos de benefícios previdenciários mediante o uso de documentos de identificação falsificados com os nomes dos respectivos beneficiários falecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.