.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MA, PI e CE estão no roteiro turístico da Copa de 2014

audio áudio
O projeto turístico nacional envolvendo os estados do Maranhão, Piauí e do Ceará tem que estar voltado para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Esse é o pensamento do ministro do Turismo, Luiz Barretto, em conversa com o jornalista Roberto Fernandes, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM.
- Todos os esforços serão feitos na divulgação dos Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e o Parque de Jericoacara (CE) pensando nas oportunidades e benefícios de uma Copa do Mundo de 2014 disputada no País, tendo em vista que teremos quatro sedes nordestinas na competição. Até lá, serão desenvolvidos investimentos e várias ações de integração do roteiro com o objetivo de atrair um grande conjunto de turistas brasileiros e estrageiros para conhecer essas referências do turismo brasileiro - assegurou.
O ministro do Turismo aproveitou para elogiar o potencial turístico existente em São Luís e em Barreirinhas. Ele também cobrou o envolvimento das prefeituras dos dois municípios na fomentação e preservação desses polos turísticos.
- São Luís e Barreirinhas agregam valores importantes para o turismo brasileiro. São dois cartões postais em que é fundamental um roteiro integrado de divulgação. Não basta apenas o trabalho desenvolvido pelo Iphan, MinC ou do Programação de Aceleração do Crescimento (PAC) é necessário que as prefeituras dessas cidades tenham um olhar especial e diário a esses polos fundamentais para o turismo brasileiro capazes de agregarem as belezas naturais dos Lençóis e do patrimônio arquitetônico de São Luís - alertou.
Revitalização
Questionado de como o patrimônio arquitetônico de São Luís poderia tirar proveito de investimentos do PAC para moradia pela manutenção da sua preservação e sobrevivência, o ministro da Cultura, Juca Ferreira foi categórico em dizer que é preciso se investir em moradia, mas as também é necessário preservar e recuperar o patrimônio melhorando o casarões, o saneamento básico, o embutimento de fiação, a mobilidade urbana, entre outros aspectos que envolvem a política urbana e estão presentes nos centros históricos. Defendeu a incorporação do morador como um componente importante também dessa revitalização.
O ministro Luiz Barretto reforçou dizendo que em todos centros histórios recuperados no mundo foram incorporados o tema moradia. "É necessário que sejam contemplados os moradores para que esses patrimônios tenham vida 24 horas", destacou.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira exemplificou, a etapa de revitalização do Pelourinho, em Salvador, na Bahia, com a fixação de moradores como um componente dinâmico e importante para que a área histórica e patrimonial em qualquer canto do mundo não seja modificada e se torne uma 'cidade cenográfica'.
Os ministros Juca Ferreira, (MinC) e Luiz Barretto, (Turismo) foram sabatinados nesta manhã, 3, por um 'pool' de jornalistas de emissoras de rádio, no programa Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em parceria com a EBC Serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.