.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cordinos desbravam rio Alpercatas

Pela primeira vez, um grupo barra-cordense desbrava de boia o rio Alpercatas, um dos mais belos rios do Maranhão,  com 105 quilômetros de extensão, que nasce na serra da Crueira e é irmão gêmeo do rio Corda. Foram quatro dias para percorrer por volta de 70 quilômetros.
O grupo começou a aventura no povoado Brejinho do Abílio na quinta 22 de julho e desembarcou no porto de Fernando Falcão na segunda 26. O grupo, com sete pessoas, foi formado por Célio, Gilvan, Arildo, Amaury e Alexandre Pacheco; Erivaldo (Cachimbim) e Ajilson (Gago). O grupo caía n’água por volta das 9h da manhã, uma água fria de dar medo,  para depois cruzar com três cachoeiras, em uma delas tiveram que sair por terra, fugir de marimbondos e paus, além de às vezes enfrentar um silêncio que dava medo. O grupo também tinha uma preocupação:  Ninguém poderia passar por uma situação mais séria
em termos de saúde. 

Não havia como se comunicar ou rapidamente ser atendido. O rio Alpercatas é virgem e ainda praticamente sem ligação com cidades ou vilarejos. Durante o percurso, cruzaram com três pequenos lugares, entre três a cinco casas, sem infraestrura nenhuma. Passavam o dia descendo por água,  saboreando uma paisagem fantástica com direito a fugir de paus, cipós, pés de buritis caídos de um lado a outro do rio. Ainda relata Célio, que às vezes,  navegando pelo rio Alpercatas, “parecia que estávamos perdidos, sem ouvir nenhuma fala, nem canto de pássaros, nao sei por quê, nada.
 
E acrescenta: “O Cachimbim falava: "Estou doido pra ouvir pelo menos um latido decachorro". Depois de passarem quatro dias, entre corredeiras, cipós, paus, buritis, às vezes até com certa dificuldade, chegaram a Fernando Falcão às 13h25min do dia 26 de julho.
 
Segundo Célio Pacheco foi a maior aventura em que ele participou. “Foi adrenalina pura”.
E destaca: “Rio maravilhoso, incomparável,  com suas mata virgem e encantadora.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.