.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atenção Barra do Corda: Começa hoje, vacinação para cães e gatos no Maranhão

A campanha de vacinação antirrábica animal se estenderá até o dia 30 de setembro.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ministério da Saúde e secretarias municipais de saúde, realizam o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, neste sábado (28). A campanha terá continuidade até o dia 30 de setembro. A estratégia de vacinação está sendo montada por cada município o que, normalmente, envolve ações nos postos de saúde.

A ação se destinada a cães e gatos em todos os 217 municípios maranhenses. A campanha tem por objetivo principal eliminar os casos de raiva humana, oriundos da raiva felina e canina, vacinando 100% de, aproximadamente, um milhão de animais, sendo cerca de 700 cães e 300 gatos.

Segundo o superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Henrique Jorge dos Santos, para alcançar a meta proposta, cada município estará montando a sua estratégia de vacinação obedecendo os critérios do Ministério da Saúde, entre os quais, o cumprimento do prazo para apresentação do resultado final da campanha, administrar a parte prática (vacinar os animais), entre outros.

Henrique Jorge esclareceu que a vacinação é indiscriminada e que deverão ser vacinados todos os cães e gatos a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal anterior. Os cães e gatos primovacinados (primeira dose) devem tomar um reforço vacinal com 30 dias.

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre através do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico.

O chefe do departamento de Controle de Zoonoses da SES, Salim Jorge Waquim, adverte que uma pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para óbito. “A não vacinação de animais contra raiva representa um risco para a vida da população, pois podem gerar a ocorrência de casos humanos, que possuem taxa de letalidade próxima de 100%”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.