.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Associação quer inclusão da História de Barra do Corda nas Escolas

Tenho notado o interesse dos estudantes, e população de Barra do Cordo como um todo, sobre tudo o que se refere à história da cidade. Vemos a ânsia em ler o que sai em blogs, jornais e internet, sobre nossos vultos célebres, sobre fatos interessantes. 

Isso sem se falar nas matérias culturais sobre a cidade que é veiculada aos sábados no programa da professora Elizângela Sousa e Toinho Silva na TV Jitirana. Conheço pessoas que ficam aguardando a semana inteira para quando chegar o sábado, assistir à seção "Túnel do Tempo", onde podem se deliciar com as imagens carinhosamente guardadas sobre as notícias, fatos e pessoas que já passaram e ainda fazem parte do imaginário popular.

O senhor Davi, vulgo "Pau Pubo", da rua Isaac Martins, na Altamira não perde um só programa juntamente com a esposa e só reclamam por que acham o programa curto, e dizem que deveria ser todo dia. Ficam zangados quando acaba.

Então fica uma pergunta no ar: Diante de tanto interesse da coletividade por tudo o quanto diz respeito à nossa cidade, não seria a hora e o momento certo de se implantar nas escolas do Município e do Estado, a disciplina História de Barra do Corda, como parte integrante da grade de História?

Tenho conversado com alguns professores, gerentes de educação e todos acham uma ótima idéia. Sendo assim por que não pormos em prática, algo que só irá gerar benefício cultural para nossos jovens em idade escolar?

Isso iria reforçar a luta de algumas lideranças de alunos, que estão encampando a idéia de conseguirem patrocínio para a publicação de dez mil exemplares do livro do saudoso professor Galeno Brandes, conforme nota abaixo.

Nos próximos dias uma Associação de Estudantes de vários colégios de Barra do Corda, pretende encaminhar á Secretaria de Educação do Município um documento, no qual, será solicitada a reedição do livro Barra do Corda na História do Maranhão, de autoria do professor Galeno Edgar Brandes. O pleito se justifica pelo fato deste livro estar esgotado em sua primeira edição, desde 1994, ano do falecimento do autor, e não haver, na cidade, exemplares disponíveis para a venda. Os estudantes desejam ver publicados dez mil exemplares para que sejam distribuídos gratuitamente a todos os estudantes cordinos, inclusive do interior do município, a fim de que todos possam conhecer a história de Barra do Corda, pois atualmente não existe onde pesquisar. Nem mesmo na internet se acha nada, e quem quer conhecer o livro, tem que pagar caro para tirar uma fotocópia de baixa qualidade, dos poucos livros que restaram, reclamam os jovens. Com a palavra as Secretarias de Educação e Cultura do Estado e Município.

Álvaro Braga / Pesquisador e Escritor 

Fonte: superconectado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.