.

terça-feira, 13 de julho de 2010

MA está entre Estados com melhor índice de vendas no comércio

O comércio varejista registrou crescimento de 1,4% no volume de vendas no mês de maio em relação a abril, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13). No mês anterior, a atividade do varejo teve queda de 3%.
Quando comparada a maio do ano passado, a variação do volume de vendas foi de 10,2%. A taxa acumulada nos cinco primeiros meses do ano é de 11,5% e, em 12 meses, de 8,8%.
Segundo o IBGE, seis das dez atividades do comércio pesquisadas tiveram aumento no volume de vendas. O setor que mais creceu foi o de material de construção, com alta de 2,4% em relação ao mês anterior, abril. O crescimento nas vendas foi seguido pelo setor de combustíveis e lubrificantes, com aumento de 2,0%, livros, jornais, revistas e papelaria, crescimento de 1,7%.
Já comércios de móveis e eletrodomésticos tiveram baixa de 0,3% em suas vendas em maio, em relação ao mês anterior. Vendas de veículos e motos, partes e peças também tiveram queda, de 1,1%.
Na comparação por Estados, todas as 27 Unidades da Federação apresentaram resultados positivos, sendo as principais altas registradas em Rondônia (42,0%), Tocantins (40,1%), Mato Grosso (20,2%), Amapá (20,0%), Acre (19,4%) e Maranhão (17,6%).
Com relação aos resultados com ajuste sazonal para o volume de vendas, dezoito Estados tiveram variação positiva, na comparação com o mês anterior. Os destaques são para Paraíba (4,3%), Maranhão (3,8%), Mato Grosso do Sul (3,6%), Espírito Santo (2,6%) e Paraná (2,5%). As principais quedas ocorreram no Acre (-5,5%), Alagoas (-4,1%), Tocantins (-2,4%) e Amazonas (-1,2%).
Em relação a 2009
Em comparação a maio do ano passado, as oito atividades do varejo registraram aumento nas vendas. De acordo com a ordem de importância no resultado global, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram aumento de 8,2%. As vendas de móveis e eletrodomésticos cresceram 19,5% e de tecidos, vestuário e calçados, 11,8%.
Comércios de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos venderam 13,2% a mais em maio deste ano. O setor de combustíveis e lubrificantes registraram alta de 6,0%, bem como o de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação tiveram aumento de 28,7%. Outros artigos de uso pessoal e doméstico tiveram aumento, 3,0%, e livros, jornais, revistas e papelaria, 9,7%.
A variação da receita nominal de junho em relação a maio de 2009 foi de 14,2%.
Com informações do G1 e do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.