.

domingo, 4 de julho de 2010

Cuidado Cordinos - Golpe no Orkut usa ''recarga gratuita'' de celular para roubar senhas

Pesquisadores da companhia de segurança Sunbelt Software revelaram um ataque que tenta roubar nomes de usuário e senhas de acesso do Orkut. As páginas maliciosas, em inglês, pedem que o internauta coloque um código na barra de endereço do navegador para conseguir uma “recarga grátis”. Se o usuário fizer isso, ele será redirecionado para uma página falsa de login do Orkut que rouba as credenciais de acesso ao site.

O golpe, apesar de estar em inglês, usa, curiosamente, serviços web do Brasil para hospedar as páginas maliciosas. Uma das páginas lista diversas empresas de telecomunicação indianas para o internauta selecionar, o que sugere que o alvo principal dos ataques seriam internautas da Índia.

A Índia é o segundo país que mais tem usuários de Orkut, atrás apenas do Brasil.

Uma vez que o usuário informe sua senha na página falsa, o site afirma que um “anúncio para a recarga gratuita” será colocado na página do perfil. O usuário também automaticamente entra em comunidades relacionadas ao golpe. Durante os redirecionamentos maliciosos, a página também solicita o número de telefone celular da vítima para “gerar o código de recarga”.

Apesar de ter a possibilidade de colocar códigos maliciosos nas páginas do perfil, o ataque parece se limitar a divulgar as páginas que falam da recarga grátis. Não se sabe o que será feito com as informações coletadas, tais como as senhas e os números de telefone.

A dica é não colocar códigos na barra de endereços do navegador. A partir dali, códigos perigosos, capazes de comprometer informações, podem ser executados. Se o navegador sofrer de alguma brecha, isso pode ser suficiente para viabilizar até mesmo a instalação de um vírus.

Gostou do alerta? Deixe um comentário.
Barra em Foco - Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.