.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

‘A fraude é muito grande’, diz Polícia Federal sobre certidões


SÃO LUÍS - "A fraude é muito grande e não há prazo para concluir as investigações.” Foi o que afirmou o superintendente da Polícia Federal no Maranhão, delegado Fernando Segóvia, após reunião na manhã desta quinta-feira com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, referindo-se ao trabalho conjunto dos dois órgãos para apurar esquema criminoso de emissão de certidões de nascimento com o objetivo de fraudar o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Nacional).

Detalhes do plano - que incluiria a participação de cartórios – chegou a conhecimento público no início da semana, após a prisão de seis pessoas que tentavam tirar carteiras de identidade falsas e conseguir a aposentadoria do INSS.

A Corregedoria e a Polícia Federal tinham conhecimento de parte do dolo desde o início do ano. Na época, não suspeitavam o tamanho das falcatruas. Como a questão vem sendo tratada com sigilo, não foi permitida a presença da imprensa na reunião.“Será um trabalho completo e demorado”, disse Segóvia, sem no entanto antecipar estimativa quanto a extensão da fraude e do total de prejuízos que possa causado no Maranhão.

Cartórios que trabalham com registro civil estão na mira da PF, confirmou o superintendente, revelando em seguida que parte das fraudes atendeu a intenções eleitorais. “Há hoje vários municípios maranhenses com a população menor que a do número de eleitores”, comentou.

Guerreiro Júnior disse que a Polícia Federal conduz as investigações de forma incisiva e criteriosa. Ele só irá falar sobre o assunto após o encerramento das investigações. A autorização das comarcas para a destruição de drogas foi outro tópico da reunião. Segundo Segóvia, vários juízes estão dificultando o procedimento. Guerreiro Júnior vai conversar com eles e saber os motivos.

As informações são da Corregedoria do TJMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.