.

segunda-feira, 22 de março de 2010

BARRA DO CORDA SE PREPARA PARA A UFMA

Em entrevista ao correspondente do TB, Álvaro Braga, o Gestor Regional de Educação, professor José Benones Lopes de Souza, faz uma análise suscinta sobre a importância do Campus Avançado da UFMA em Barra do Corda, em vias de implantação, e fala do potencial de alguns cursos.

TB – Professor Benones, qual a sua opinião sobre a vinda da UFMA à Barra do Corda?

BENONES – Em primeiro lugar, ela vem consolidar um projeto humanitário na região. Vai abrir mais uma oportunidade para os nossos jovens terem acesso ao ensino superior.

TB – Na sua visão de gestor e educador, quais seriam os cursos de vital importância para a Barra e região?

BENONES – Educação Física sempre foi um curso muito procurado. Eu poderia citar também o curso de Gestão Escolar, de suma importância. A educação como um todo se ressente da falta desses profissionais. Outro curso importantíssimo para nossa região é o de Gestão Ambiental, que tem um campo vasto de aplicação. Como nossa região tem um potencial riquíssimo para a agricultura, incluindo perspectivas de irrigação de áreas cultiváveis, devido ao imenso campo hídrico, praticamente inexplorado, eu qualifico o curso de Técnicas Agrícolas como fundamental, já prevendo futuras políticas voltadas para o setor.

TB – Qual o seu pensamento sobre tão relevante questão?

BENONES – A UFMA, como todos sabem, já era pra ter vindo pra Barra há muito tempo. Não sei por que o projeto não foi adiante no tempo da professora Delta Martins. Soube que ela encontrou muitos obstáculos. Mas o fato é que uma grande lacuna foi criada na educação em nossa cidade, o que permitiu que este espaço fosse ocupado por universidades à distância, que tem a sua importância e utilidade, (inclusive uma delas está tentando trazer um curso de Direito), mas que não substituem uma Universidade com cursos presenciais. Isso é inequívoco.

TB – E o potencial pedagógico?

BENONES – Nesta região existem grandes doutores, grandes professores. Agora mesmo, no período de carnaval, encontramos muitos deles, que moram em Brasília, São Luís, São Paulo e em outras cidades, pessoas qualitativamente gabaritadas. Quem sabe com a vinda da UFMA esses profissionais capacitados, grandes sumidades, não voltam para a Barra, para alavancar a educação de nossos jovens, como um sacerdócio? Costumo dizer, quando falo sobre o assunto, que professor, tem; clientela, tem; aluno, tem; estudante, tem. O que falta na verdade é uma maior publicidade e comunicação massiva das instituições e de seus cursos. A UEMA por exemplo, um tempo desses quase fechava e sabe por que? Falta de alunos. Eu, em conversa com alunos lá no Barro Branco, falei que já existia a UEMA na Barra, um polo muito bem estruturado, e eles me disseram que não sabiam de sua existência! Então, o que tem que haver é uma maior publicidade.

TB – Mais alguma consideração?

BENONES – O que tenho prá dizer é que a vinda da UFMA será benéfica em todos os aspectos, pois será consolidado o projeto da educação em nossa cidade. Vou lhe fornecer também, um dado alarmante: Em Barra do Corda e região, ou seja, interior da Barra, Fernando Falcão e Jenipapo dos Vieiras, existem por volta de 7 mil estudantes, de ensino médio. Destes 7 mil, menos de um terço, por volta de 2 mil, apenas, consegue um aproveitamento satisfatório. Destes 2 mil estudantes, somente “100 a 150 alunos”, conseguem a oportunidade e a sorte de ingressar no ensino superior!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barrafest.com.br - Aqui o destaque é você!

Deixe um Anúncio ou um Recado pra quem você quiser aqui ▼

☞ Seguidores Parceiros. Seja Você Também Um Seguidor do Maior Portal de Notícias De Barra do Corda.